Residência em Almen / Barend Koolhaas

Residência em Almen / Barend Koolhaas - Mais Imagens+ 17

© Jeroen Musch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena residência no campo foi desenhada ao redor de uma abertura panorâmica com vista para o jardim e para a paisagem circuncidante. Em 17,5 metros de largura, do chão ao teto, a trama de vidro atenua o limite entre o interior e o exterior. A estrutura longitudinal guia o olho em um "passeio" pela paisagem; um grupo denso de árvores próximas e longínquas, nos campos agrícolas mais afastados.  

© Jeroen Musch

Para capturar o panorama da melhor maneira possível, a fachada de vidro foi colocada em um ângulo específico, conferindo à residência uma planta triangular característica. A hipotenusa do triângulo é a parede de vidro, o lado adjacente é alinhado com a lateral da casa vizinha e o lado oposto é a fachada frontal que está desenhada para remeter aos celeiros locais. 

Planta Baixa

Ao aproximar-se da fachada frontal, uma pequena abertura é vista através da casa e a parede envidraçada cria a impressão de que na realidade não existe casa por trás dela, como em um set de filmagem "ocidental". A "esbeltez" da fachada semi-tradicional se vê reforçada por uma grande abertura zenital na entrada; aqui, a abundante luz solar faz com que se sinta como se estivesse a um passo do exterior. 

© Jeroen Musch

Atravessando a entrada e chegando à sala de estar/cozinha, a vista se abre pouco a pouco até que o plano triangular converte-se em um ângulo de visão em direção a paisagem. Deste ponto, a vista é emoldurada no lado direito por uma árvore que foi cortada para sustentar o teto e o pavimento superior. No lado esquerdo a vista desaparece por trás de uma escada que conduz o visitante através de um espaço vertiginoso de superfícies angulares que resultam da combinação da planta e do teto triangular. Acima, uma janela de grande tamanho é detalhada para parecer como uma abertura no teto que se aproxima das copas das árvores.

© Jeroen Musch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Almen / Barend Koolhaas" [House in Almen / Barend Koolhaas] 29 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767643/residencia-em-almen-barend-koolhaas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.